Mamãe, Vamos Economizar o Planeta?

Publicado em Atualizado em

unnamed3

— Mamãe, nós vamos economizar  o planeta?

Ouvir essa pergunta do meu filho outro dia ao começar a dar banho nele antes de dormir me deixou confusa. Por um momento achei que ele estivesse usando errado a palavra economizar. Se enganado com o sentido dela talvez. Afinal, ele tem apenas cinco anos e esses tropeços ainda acontecem.

Mas quando eu tentando adivinhar o que ele estaria querendo dizer, repeti “—Economizar?”, ele respondeu meio impaciente:

—É mamãe, nós não vamos economizar o planeta?

Aí minha ficha caiu. Naquele mesmo dia nós tínhamos feito mais cedo uma lição de casa que pedia para as crianças pesquisarem e colarem numa folha figuras que incentivassem seus familiares a cuidar do meio ambiente. Fizemos o trabalho juntos, pesquisamos e achamos diversas figuras bem fofas de crianças dando bons exemplos com atitudes para ajudar a proteger o planeta. Essas aí do cabeçalho do post.

Então, bingo!, era isso. Uma da imagens que recortarmos era sobre banhos rápidos, e enquanto fazíamos o trabalho eu havia explicado para ele que uma forma de economizar água era desligar o chuveiro enquanto nos ensaboamos durante o banho. E então, acontecia que ele estava me indagando se a gente não ia colocar em prática o que tínhamos aprendido na lição de casa.

E essa foi realmente uma grande lição. Dele pra mim.

Falar é fácil. Saber a gente sabe. Mas porque a gente não põem em prática o que sabemos. Por que não seguimos com ações o nosso discurso? Porque na hora de agir a gente esquece o que a gente sabe?

Ah filhos, como a gente aprende com esses pequeninos. Respondi que sim, nós íamos economizar água, e desliguei o chuveiro ao começar a ensaboá-lo, enquanto  ele tentava me ajudar rapidamente. Ao terminar, liguei o chuveiro e tirei todo o sabão dele.

Ele então me perguntou: “—Nós demoramos no banho?”

E quando eu respondi que não, ele sorriu todo contente por ter ajudado a economizar o planeta. E eu também sorri contente, por esse e muitos outros motivos.

 

Deixe um comentário